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Home»Negócios»Estratégias de Publicidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
Negócios

Estratégias de Publicidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

By Redação Circulando News04/09/2024Nenhum comentário5 Mins Read
Estratégias de Publicidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
Estratégias de Publicidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
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O mercado online tem sido um grande impulsionador de negócios e não estar presente em alguma plataforma – redes sociais, e-commerces, sites – é praticamente não existir para um público cada vez mais jovem e que concentra pesquisas e interesses pelo meio digital.

Por causa disso, empreendedores que, até então, precisavam entender somente do próprio segmento, veem-se obrigados a lidar com formas de divulgação do negócio. 

Investir em publicidade é fundamental para o crescimento de pequenas e médias empresas (PMEs). É preciso compreender que delegar é otimizar a capacidade de atuação de cada profissional na área em que atua e traz uma grande economia de tempo e energia. 

Aqui está um planejamento para trazer mais eficiência:

1. Definição de Objetivos

  • Escopo: Determine o que deseja alcançar com a publicidade: aumentar vendas, promover um novo produto, reforçar a popularidade da marca, etc.
  • Metas reais: Com o escopo definido, estabeleça o caminho, por exemplo, aumento de leads, tráfego no site, ou crescimento em vendas.

O início é difícil. Muitas vezes, o empreendedor tem a sensação de que “nada dá certo”, “não vale a pena”, entre outros tantos pensamentos pessimistas.

Ter paciência é importante. Para um olhar atento de um profissional do mercado, todos os dados – até do que “não deu certo” é fundamental para compreender o quesito abaixo.

2. Conheça Seu Público-Alvo

  • Pesquisa de Mercado: Compreenda quem são seus clientes ideais, onde eles estão e como preferem consumir informação.
  • Segmentação: Direcione seus esforços para nichos específicos, otimizando o retorno sobre o investimento (ROI).

Vale destacar que nem sempre o público-alvo idealizado pela marca, é a que realmente “consome”. 

Por exemplo, uma empresa de moda cria uma coleção com uma proposta para adolescentes, mas o estilo desenvolvido acaba sendo mais aceito pelo público adulto.

É preciso reposicionar a marca ou redirecionar estratégias com a publicidade nos meios de divulgação.

3. Escolha dos Canais de Publicidade

  • Mídia Digital: Plataformas como Marketplaces, Google Ads, Facebook Ads, Instagram e LinkedIn – todas têm comportamento diferentes e influi diretamente no público-alvo; 
  • SEO e Conteúdo: Investir em marketing de conteúdo e otimização para motores de busca (SEO) para atrair visitantes de forma orgânica.
  • Publicidade Offline: Dependendo do público, publicidade tradicional (rádio, TV, outdoor, folhetos) pode ser eficaz.

Escolher simplesmente o canal de divulgação, não é tão simples quanto parece. Tudo vai demandar tempo, dinheiro, análise… Um universo tão novo para quem quer “apenas” divulgar um produto ou marca que, afinal, por que não contar com uma agência especializada?

4. Agência de Publicidade

Se sua empresa não tem expertise em marketing, uma agência pode ajudar a criar uma estratégia eficaz, produzir conteúdo de qualidade e gerenciar campanhas. 

Atualmente, é possível encontrar prestadores para cada segmento que se quer alcançar. Assim como, agências 360º que compreendem uma variedade de serviços e que, podem oferecer a melhor solução de acordo com a sua necessidade.

A agência de publicidade pode contemplar, também, uma agência de modelos, atores, influencers, etc – ótimo para a criação de conteúdos de qualidade a ainda com a oportunidade de escolher quem vai estrelar a campanha através de um casting de modelos, por exemplo. 

Com padrões de beleza tão diversos e plurais, com certeza será encontrado um perfil que vai atender à sua expectativa.

A grande vantagem de contratar um profissional, é que será alguém tão comprometido em entregar resultados, quanto você mesmo.

É especialmente útil se você deseja campanhas mais complexas ou multimídia e para”

Produção de Conteúdo

  • Profissionais de Produção: Se o objetivo é criar conteúdo de alta qualidade (fotografias, vídeos, etc.), contar com fotógrafos, videomakers, ou designers pode ser vantajoso.
  • Benefícios: Conteúdo visual de alta qualidade tende a ser mais atraente e profissional, aumentando a eficácia da publicidade.

Consultores

  • Eles podem fornecer suporte específico em áreas de interesse como design gráfico, redação de anúncios, ou gestão de campanhas.
  • Flexibilidade no serviço a ser contratado. Não é preciso “alugar um prédio inteiro”, se o interesse é em um apartamento apenas.

Definição do Orçamento

  • Capital de investimento: começar pequeno e aumentar depois ou já começar investindo mais e medir resultados em menos tempo? Tudo depende da análise que o profissional fará da sua marca. Dar passos pequenos pode representar demorar para entender que o caminho não é o ideal, assim como, dar um grande salto, pode representar uma perda maior…
  • Monitoramento Contínuo: Acompanhamento do desempenho das campanhas e ajuste do orçamento conforme necessário.

Medição e Análise

  • Ferramentas de Análise: Utilização de ferramentas e acompanhamento das métricas das plataformas de anúncios para acompanhar resultados.
  • Ajuste e Otimização: Com base nos dados, faça ajustes contínuos para melhorar o ROI.

Esses caminhos permitem que a empresa maximize seu investimento em publicidade, construindo uma base sólida para crescimento a longo prazo.

Dependendo das suas metas, orçamento e expertise interna, esses recursos podem ser úteis. Muitos negócios começam limitados, aproveitando o que têm à disposição e usando ferramentas acessíveis. 

À medida que a empresa cresce e os recursos aumentam, a contratação de profissionais especializados pode ajudar a elevar a qualidade e o impacto das campanhas publicitárias.

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