Armários inteligentes começam a chegar ao Brasil

Por Redação/Promoview 24/05/2019 - 10:20 hs

Quem costuma viajar para os Estados Unidos ou Europa sabe que a ideia não é nova. Mas, não deixa de ser inovadora.

amazon logoA história começou em setembro de 2011, quando a Amazon instalou seus primeiros lockers – armários em português – em 3 cidades: Seattle, Nova York e Londres.

Como acontece com muitas novidades tecnológicas, no começo muita gente não entendeu, nem viu tanto valor assim na iniciativa. Porém, o tempo passou, e, hoje, o conceito dos armários literalmente explodiu.

Outras empresas também adotaram a solução, e apenas a Amazon já tem mais de 2 mil desses armários instalados em mais de 50 cidades.

Do ponto de vista de tecnologia, a solução é relativamente simples. Você faz sua compra num e-commerce qualquer, e, na hora de escolher o endereço de entrega, pode escolher receber o produto num armário.

Quando a encomenda chega, você é avisado pelo aplicativo e por e-mail, com um código numérico e um QR Code. Ao chegar ao armário, você digita o código, ou exibe o QR code para o leitor e pronto, o armário abre o compartimento correspondente à sua entrega.

Quem já usou a solução da Amazon no Exterior ou mesmo aqui no Brasil pode comprovar a praticidade do sistema. É claro que existem obstáculos diferentes por aqui – como a questão da segurança, por exemplo.

Mas, a solução de tecnologia é, sem dúvida, uma ajuda super bem-vinda para quem enfrenta o dia a dia corrido das grandes cidades.